5 razões pra começar já sua Previdência Privada | Sicoob Crediprata - Cooperativa de Crédito

Notícias

5 razões pra começar já sua Previdência Privada

Leia Também

Por que você precisa começar a pensar nisso agora mesmo?

Você já pensou qual será seu padrão de vida quando se aposentar? Seja qual for a sua idade, a hora de se preocupar com isso é agora. Não é cedo demais. Nem é tarde demais. Este é o momento de considerar a possibilidade de investir, por exemplo, em uma Previdência Privada.

Na verdade, quanto mais cedo você começar a pensar nisso, melhor. Entretanto, mesmo que faltem poucos anos para sua aposentadoria (ou você já seja aposentado), uma Previdência Privada ainda pode ser uma boa forma de salvar os seus investimentos e garantir o futuro dos seus familiares e entes queridos.

Entenda melhor por que uma Previdência Privada pode ser uma ótima solução para fazer seu dinheiro render mais e garantir mais tranquilidade no futuro:

1 – A crise da Previdência Social

O sistema previdenciário brasileiro está em situação periclitante. O governo alega que o rombo é devido ao envelhecimento da população, agravado pelas taxas cada vez mais elevadas de desemprego, sub-empregos e empregos informais. O desvio de verbas públicas também é apontado como causa do desequilíbrio.

Fato é que o déficit da Previdência Social só aumenta (em março de 2016, subiu de R$ 129,6 bilhões para R$ 136 bilhões). A esperada reforma do setor continua sendo comentada como uma forma de aliviar a crise econômica do país. Mas há grande probabilidade da medida comprometer o trabalhador com a Previdência Social por um tempo ainda maior.

Portanto, já é hora de você começar a pensar em outras alternativas para garantir sua aposentadoria. E a Previdência Privada pode ser a forma mais certeira de atingir seus objetivos. Ainda mais se você contar com nossa dica extra (a seguir) para ter mais rendimentos. Mas antes, confira outros diferenciais da Previdência Privada:

2 – A Previdência Privada e os juros compostos

O investimento em Previdência Privada, conforme o tempo de aplicação, pode contar com incidência de juros compostos. Ou seja, seu rendimento final, após determinado período, será calculado sobre a quantia inicial investida e sobre os juros gerados por ela, reinvestidos.

Veja por que compensa investir em aplicações que contam com juros compostos:



3 – Tempo maior, parcelas menores

Quanto mais cedo você começa uma Previdência Privada, menos tem que pagar.

A Previdência Privada é uma aplicação de longo prazo. E quanto maior o tempo de aplicação, melhor para seus rendimentos. Pois é somente com um longo tempo de aplicação que se torna possível contar com a ação dos juros compostos e, no futuro, resgatar até mais do que efetivamente se aplicou.

Dessa forma, quanto maior o tempo disponível para contribuição, menores precisam ser as parcelas de investimento para juntar o patrimônio desejado. E quanto menores as parcelas com que você tiver que contribuir, menor também o efeito no seu orçamento mensal.

4 – Você merece investir em você

Talvez você já cuide da família, da casa, do emprego, mas não pode esquecer de pensar também em você e cuidar do seu futuro.

Invista na realização de seus sonhos. Imagine poder aposentar-se e viajar para onde quiser. Ou poder dedicar-se a fazer o que mais gosta sem se preocupar. E ainda ter segurança financeira para garantir a tranquilidade da família e aproveitar o tempo livre.

Na melhor idade, muitos custos tendem a aumentar. Enquanto os ganhos, infelizmente, costumam seguir na direção inversa. Mas você pode começar a mudar isso desde já, investindo para aumentar sua renda no futuro.

5 – A única que facilita planejamento sucessório

A Previdência Privada pode ser uma forma de facilitar o planejamento sucessório. Afinal, alguns planos incluem coberturas extras, com definição de beneficiários em casos de morte ou invalidez.

Dessa forma, o recurso investido na Previdência Privada não entra em inventário e é liberado com facilidade aos beneficiários, conforme as proporções pré-estabelecidas pelo investidor.

Essa característica diferencia a Previdência Privada de outros investimentos do mercado, qualificando-a notadamente para o objetivo a que se propõe, designado por seu próprio nome.

Uma pessoa já aposentada, por exemplo, que queira investir no futuro de seus filhos e netos, pode ter na Previdência Privada uma ótima opção de investimento.

Há quem aponte a Previdência Privada como pouco lucrativa. Mas tudo depende do plano e da instituição financeira que você escolher.

Uma boa alternativa para quem quer ter rendimentos maiores na Previdência Privada é procurar por planos fechados (exclusivos de algumas classes e associações específicas e que, normalmente, não visam lucro, podendo oferecer taxas mais competitivas). É o caso do Sicoob Previ; exclusivamente oferecido aos associados do maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob.

Além de taxas menores e rendimentos maiores, a opção de associar-se a uma cooperativa financeira, como o Sicoob, tem ainda outras vantagens, como a possibilidade de participação nas sobras anuais da instituição, além de permitir que você controle melhor suas finanças de maneira geral.

Fonte: Seu Dinheiro Vale Mais